domingo, 29 de novembro de 2015

DETERMINAÇÃO DOS ÍONS Fe3+ E Ca2+ EM LEITE ENRIQUECIDO
Fabiana Gomes; Janaina Pierrot; Marina Martins; Thaiany Alves
Orientador: Profa. Rebeca Piumbato Chaparro

FACULDADES OSWALDO CRUZ
Bacharelado e Licenciatura em Química


RESUMO: Apresenta-se neste artigo um método qualitativo simples de identificação dos íons Fe3+ e Ca2+ em leite enriquecido como meio para entendermos conceitos relacionados a estes dois íons.
PALAVRAS CHAVES: Análise qualitativa; Leite; Cálcio; Ferro.

1. INTRODUÇÃO
 O leite é um alimento muito comum na dieta dos seres humanos, é muito utilizado em programas de combate a desnutrição infantil (grupo de maior vulnerabilidade às deficiências dos íons ferro e cálcio). O leite é considerado uma emulsão de gorduras em água estabilizada por uma dispersão coloidal de proteínas em uma solução de sais, vitaminas, peptídeos e  pH de 6,5 a 6,7. No leite de vaca, 66% do cálcio apresentam-se associado à caseína, uma fosfoproteína que constitui em torno de 80% das proteínas totais do leite. O íon ferro está presente em algumas proteínas e sua principal função está relacionada com o transporte de oxigênio.
            O objetivo deste trabalho é determinar qualitativamente os íons Fe3+ e Ca2+ em leite enriquecido.

2. PROCEDIMENTO E REAÇÕES PARA IDENTIFICAÇÃO DO ÍON Fe3+:
a)Coloque cerca de 20 mL de leite em um béquer, adicione 5 mL da solução de hexacianoferrato (II) de potássio e 5 mL da solução de ácido clorídrico 1:3. Na presença de hexacianoferrato (II) de potássio, obtém-se um precipitado branco, devido à oxidação parcial do hexacianoferrato (II) de ferro e potássio, K2Fe[Fe (CN)6], como a equação 1:
Fe2+(aq) + K4[Fe(CN)6](aq)  ®  K2Fe[Fe(CN)6](aq) + 2K+(aq)      (eq.1)
e posteriormente os íons Fe3+ formam um precipitado azul intenso (azul da Prússia), Fe4[Fe (CN)6]3, como a equação 2:
4K2Fe[Fe(CN)6](aq)+ O2(g)+ 4H+(aq) ®Fe4[Fe(CN)6]3(aq)+ 8K+(aq)+ [Fe(CN)6]4-(aq)+ 2H2O(l) (eq.2)
b) Coloque cerca de 20 mL de leite em um béquer, adicione 10 mL da solução de tiocianato de amônio e 5 mL da solução de ácido clorídrico 1:3. Na presença do ânion tiocianato, SCN-, tem-se uma coloração vermelha derivada do íon hexatiocianoferrato (III), [Fe(SCN)6]3-, como a equação 3:
2Fe3+(aq) + 6SCN-(aq)  ® Fe[Fe(SCN)6](aq)     (eq.3)
3. PROCEDIMENTO E REAÇÕES PARA IDENTIFICAÇÃO DO ÍON CÁLCIO:
a) Coloque cerca de 20 mL de leite em um béquer e adicione 5 mL da solução de ácido clorídrico 1:3. Misture com bastão de vidro e filtre, utilizando um papel de filtro e um chumaço de algodão no fundo do papel de filtro para melhorar a eficiência da filtração. No filtrado, adicione 10 gotas de solução de ácido oxálico e 5 mL da solução de hidróxido de sódio 3mol/L. Na presença do íon oxalato produz-se um precipitado branco de oxalato de cálcio, como a equação 4:
Ca2+(aq) + C2O42-(aq)   ®  CaC2O4(s)    (eq.4)
b) Como carbonato de cálcio: siga o procedimento acima até a etapa de filtração. Adicione 3 gotas de solução de fenolftaleína ao filtrado  e goteje a solução de hidróxido de sódio até a viragem do indicador. Adicione 10 mL da solução de carbonato de sódio, agite com o bastão de vidro e deixe em repouso por 5 min. Na presença de carbonato de sódio produz-se um precipitado branco de carbonato de cálcio, como a equação 5:
Ca2+(aq) + CO32-(aq) ®  CaCO3(s)    (eq.5)

4. DISCUSSÃO
Os principais estados de oxidação do Fe são (+II) e (+III). O Fe (+II) é a espécie mais estável (pode estar em meio aquoso), e seus sais geralmente são denominados sais ferrosos. Os íons Fe2+ formam muitos complexos como o hexacianoferrato (II) ou ferrocianeto, [Fe2+ (CN)6]-4. O hexacianoferrato (II) de potássio, K4[Fe (CN)6]-4, é muito usado para testar a presença de íons ferro em solução. O Fe (+III) é obtido pela oxidação dos correspondentes sais de Fe (+II). O cálcio é um metal alcalino terroso, branco prateado e reage facilmente com água fria, devido à oxidação, Cálcio (+II). A adição de HCl ao leite desnatura as proteínas e permite que tanto o ferro como o cálcio sofram hidrólise e passem para a solução.

5. CONCLUSÃO
 Os íons cálcio e ferro são de grande importância para nosso organismo, já que o ferro tem o grande papel de transportar, estocar e utilizar o oxigênio molecular e o cálcio por sua vez está presente nos ossos, dentes e primordialmente na formação da estrutura corporal. Considerando a metodologia utilizada para a determinação dos íons cálcio e ferro apresentadas neste artigo, concluímos que além da fácil identificação qualitativa dos íons o experimento pode ser realizado com muitos reagentes utilizados em nosso dia-a-dia, facilitando assim a utilização desta metodologia para professores.

6. REFERÊNCIAS
VOGEL, A. A. Química Analítica Qualitativa. v. I e II. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos S.A. 1981.
LEE, J. D. Química Inorgânica não tão Concisa. 4 ed, São Paulo: Edgard Blücher, 1998.
http://www.quimicanova.sbq.org.br
https://col126.mail.live.com/mail/ViewOfficePreview.aspx?messageid=mgz_OJMjdl5RG6dgAiZMHNFg2&folderid=flinbox&attindex=1&cp=-1&attdepth=1&n=58342853

http://www.abq.org.br/cbq/2013/trabalhos/14/3543-15305.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário