quarta-feira, 25 de novembro de 2015

CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO NA OBTENÇÃO DO MAGNÉSIO A PARTIR DA ÁGUA DO MAR

Carolina Pavani; Luana de Sousa Brito; Pamella Dell Mônica Martinho; Paula Prieto Favilla
Orientador: Profa. Rebeca Piumbato Chaparro

FACULDADES OSWALDO CRUZ
Bacharelado e Licenciatura em Química

RESUMO: O magnésio, elemento encontrado em minerais e livre na natureza é, atualmente, amplamente utilizado em diversas áreas da indústria, como em material estrutural, ligas, baterias, entre outros, possui uma forma de extração a partir da água do mar que se mostra menos onerosa financeiramente do que sua obtenção na crosta terrestre. Através do cálculo estequiométrico, este artigo propõe estudar a obtenção deste elemento a partir da água do mar.
Isto ocorre a partir de três reações: precipitação, ácido-base e redox.

PALAVRAS-CHAVE: Magnésio; água do mar; cálculo estequiométrico.

1 INTRODUÇÃO
O magnésio é o sexto elemento mais abundante na crosta terrestre. Não é encontrado livre na natureza, porém entra na composição de mais de 60 minerais. É um metal leve e valioso utilizado como material estrutural e em ligas, baterias, síntese química, bombas incendiarias, peças de avião, fogos de artifícios, lâmpadas descartáveis de flashs de máquinas fotográficas, entre outros. Além disso, compostos de magnésio também podem ser usados como material refratário, antiácido e laxante (leite de magnésia). Apesar de ser abundante na crosta terrestre, é mais barato retirá-lo da água do mar, pois é o segundo cátion mais abundante na água salgada (depois do sódio). Há cerca de 0,054 mol de magnésio por litro água do mar. No processo de obtenção do magnésio a partir da água do mar, foram realizadas três tipos de reações: reação de precipitação, ácido-base e redox.
O trabalho tem como objetivo o estudo do cálculo estequiométrico, bem como os benefícios da extração do magnésio proveniente da água do mar.

2 EXTRAÇÃO DO MAGNÉSIO
Inicialmente, o calcário (CaCO3) é aquecido a altas temperaturas para originar cal viva ou óxido de cálcio (CaO). (Equação 1)

CaCO3 (s) → CaO (s) + CO2 (g) (Eq. 1)
                                              
Quando o óxido de cálcio é tratado com água do mar, ele forma hidróxido de cálcio [Ca(OH)2], que é levemente solúvel e se ioniza originando íons Ca2+ e OH-. Os íons hidroxila que estão em excesso, provocam a precipitação do hidróxido de magnésio, que é muito menos solúvel que o hidróxido de cálcio. Como nas equações 2 a 4:

CaO (s) + H2O (l)  → Ca2+ (aq) + 2OH- (aq) (Eq. 2)
Mg2+ (aq) + 2OH- (aq) → Mg(OH)2 (s) (Eq. 3)
Mg2+(aq) + CaO (s) + H2O (l) → Mg(OH)2 (s) + Ca2+ (aq) + 2OH- (aq) (Equação global - Eq. 4)

Sabendo que a concentração de Mg2+ na água do mar é de 0,054mol/litro, a massa de CaO necessária para precipitar o magnésio contido em 1 litro de água do mar é: (Massa Molares: Ca = 40g/mol, O = 16g/mol, Mg = 24g/mol e H=1g/mol)
1mol Mg → 1mol CaO
1mol Mg  → 56g CaO
0,054mol Mg →     x        
x = 3,0g CaO

É preciso 3,0g de CaO para precipitar o magnésio contido em 1 litro da água do mar, mas qual é a massa de magnésio contida em 1 litro da água?

1mol Mg → 1mol CaO
24,3g Mg 56g CaO
x   3,0g CaO    
x = 1,3g Mg

Mas ainda não acaba o processo de extração, depois o hidróxido de magnésio sólido é então filtrado e, por reação com ácido clorídrico, forma cloreto de magnésio (Equação 5):

Mg(OH)2 (s) + 2HCl (aq) → MgCl2 (aq) + 2H2O (l) (Eq. 5)

Após a evaporação da água, o cloreto de magnésio sólido é fundido em uma cuba de aço. O cloreto de magnésio fundido contém íons Mg2+ e Cl-. Em um processo denominado eletrólise, uma corrente elétrica passa através de uma célula para reduzir os íons Mg2+ e oxidar os íons Cl-. As semi-reações são (Equações 6 a 8):
Cátodo                   Mg2+ + 2e- → Mg (Eq. 6)
Ânodo                      2Cl- → Cl2 + 2e- (Eq. 7)
A reação resultante é: MgCl2 (l) → Mg (l) + Cl2 (g) (Eq. 8)

É assim que o magnésio metálico é produzido. O cloro gasoso formado pode ser convertido em ácido clorídrico e reciclado no processo.

3 CONCLUSÃO
O processo de obtenção do magnésio através de reações redox, ácido-base e precipitação, mostrou-se muito rentável, devido sua mão de obra possuir um baixo custo, e eficaz por ser o segundo elemento mais abundante encontrado na água do mar.
Portanto, o magnésio mostra-se muito importante para ser pesquisado e estudado, em razão de ser muito utilizado em diversos segmentos da indústria.

4 REFERÊNCIAS
GERARD, E. HUMISTON,J.; BRADY, E. Química Geral– 1995 – 2ª Edição – São Paulo.


RAYMOND C. ‎KENNETH A. G., Química Geral, 11ª Ed, São Paulo, Ed. Bookman, 2003.




Um comentário: